Panorama PetVet

Bento Gonçalves implementa Samu Pet

Samu pet

Mais uma iniciativa pioneira do poder público em defesa dos bichinhos. O município gaúcho de Bento Gonçalves acaba de implementar o Samu Pet – serviço de urgência e emergência para animais que sofreram maus tratos ou foram vítimas de situações como atropelamentos e envenenamentos.

Os animais resgatados terão acesso a tratamento ministrado por duas médicas veterinárias, enquanto os casos mais críticos serão encaminhados para clínicas especializadas que mantêm convênio com a prefeitura local.

“O Samu Pet também prestará atendimento a animais de rua sem tutor conhecido”, ressalta a coordenadora do Setor de Bem-Estar Animal do município, Rafaela Jornada. Ainda segundo ela, o projeto atende a uma demanda antiga na cidade, como estratégia para auxiliar pessoas de baixa renda que não têm condição de arcar com os custos de um veterinário.

Samu Pet inclui edital de hospedagem e programa de castraçã

O Samu Pet conta também com um edital para empresas dispostas a garantir hospedagem aos animais bravos e em situação de maus tratos, desde que estejam em dia com as comprovações de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, pets têm à disposição uma viatura adaptada, com caixinhas de transporte para animais de portes variados.

O projeto contempla ainda um programa de castração, que teve início em março e já envolveu 2 mil cães e gatos. Os trabalhos são realizados por meio de edital com credenciamento de quatro clínicas.

As chamadas para o Samu Pet podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99223-1853. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17h.

Fonte: Redação Panorama PetVet

Sair da versão mobile