Panorama PetVet

Banho em cachorro: passo a passo para fazer em casa

Design sem nome 2023 07 20T131520.490

Dar banho em cachorro na própria casa? Sabemos que a tarefa não é fácil, mas pode ser divertida. Mesmo que religiosamente você leve o amiguinho para pet shop, não custa ficar por dentro das dicas que separamos, aliás, sempre tem a primeira vez.

Banho em cachorro, comece por aqui…

O primeiro passo é escolher o local para o banho do cachorro, que vai levar em consideração o porte dele. O tanque ainda é o mais comum para os pets pequenos, já os grandes tem o privilégio de aproveitarem o quintal e chuveiro.

Passo a passo para o banho em cachorro 

Separe o xampu de uso veterinários que mais se adequa ao seu cão e toalha

Tome cuidado com a temperatura da água, pois a temperatura corporal do peludinho é mais alta do que o ser humano.  A classe veterinária orienta entre fria e morna.

Certifique-se de que optou por um local mais tranquilo que não ofereça nenhuma distração ou tenha objetos que possam machucá-los. O ideal é que seja um momento de relaxamento para ele.

Para não o assustar, comece o banho pelo corpo e deixe a cabeça para o final. Aplique o xampu e vai massageando todas as áreas de forma delicada.

Por fim, enxágue o pet de forma carinhosa e calma, sem deixar o jato da água atingir a cabeça diretamente. Nem preciso dizer que conversar e brincar com o seu cachorro vai deixar a hora do banho ainda mais divertida.

Chegou a hora de secar o cachorro, como fazer?

Esse é um dos passos mais importantes no pós-banho. Nunca deixe o cachorro úmido, pois ele pode ficar com um cheiro nada agradável e ainda apresentar problemas de pele. Vá retirando o excesso com uma toalha e em seguida, finalize com o secador na potência média e nunca muito quente, devido a temperatura corporal dele e também pode provocar desconfortos, além de provocar queimaduras. Nesse momento, é interessante deixar ele preso em algum ambiente ou local, para que não fugir com medo do barulho.

Qual o melhor xampu?

Assim como para adultos, o mercado pet oferece uma diversidade de marcas e tipos de xampus e escolha fica a critério do tutor. Se o pet não tem nenhuma condição alérgica, vale apostar na fragrância e na opção que mais se adequa ao resultado final que deseja para a pelagem dele. Mas, existem alternativas especializadas para alergias e fungos. Para animais com pelos longos, o condicionador ajuda no desembaraço.

Para esses casos, a dica é espalhar o condicionador e ir penteando

delicadamente e com calma.

Sair da versão mobile