A população felina em lares brasileiros saltou de 25,6 milhões, em 2020, para 27,1 milhões, em 2021, de acordo com o último Censo Pet divulgado pelo Instituto Pet Brasil no início deste ano. Os dados representam um crescimento recorde de 6% no mesmo período em que o número de cães subiu apenas 4%.
Ainda que o número de cachorros siga sendo superior, não dá para ignorar que o aumento de gatos de estimação pode indicar uma tendência. Com a vida mais agitada, a volta das atividades presenciais e a verticalização dos centros urbanos, os gatos se mostram como uma opção mais prática para quem quer uma rotina mais independente, sem os cuidados que um cachorro demanda.
Neste cenário, empresas do setor buscam apresentar aos tutores mais novidades e opções aos bichanos, que agora contam com o mesmo espaço nas prateleiras que antes era dedicado apenas aos cães. São alimentos, acessórios, brinquedos, produtos, serviços e móveis voltados aos felinos. E as opções só crescem. Lançamentos de novas linhas e itens exclusivos surgem a todo momento para atender à crescente procura.
“Percebemos que o número de pessoas procurando adaptar o ambiente para a chegada dos gatos aumentou nos últimos anos e isso é fundamental, principalmente em apartamentos”, afirma Bruna Martins, sócia-proprietária da Bastet Design, que desenvolve projetos e fabrica móveis e acessórios para pets. A “gatificação” do ambiente nada mais é do que torná-lo propício para que o gato faça suas atividades fisiológicas, como subir no alto, arranhar, se entocar, explorar a casa e muito mais. Por isso, a alta procura por arranhadores, protetores de cama box e sofás, comedouros, bebedouros e itens de decoração.
Seguindo a mesma linha e também pensando no conforto dos animais, mas na área de embelezamento e higiene, a Pet Society lança, em agosto, na PET South America, principal feira da indústria pet da América Latina, novos produtos da linha Hello Kitty and Friends© by Pet Society. Agora, com shampoo 2 em 1 e um banho seco em mousse para gatos. O produto foi criado com a proposta de tornar o momento da higienização menos estressante para os bichanos, que costumam se assustar com barulho de spray. A fórmula é produzida à base de extrato de avelã e baunilha.
Outra marca que buscou inovar no mercado, oferecendo produtos distintos ao público felino, foi a Progato, que atua no mercado de pet care há 25 anos. A empresa lançou recentemente o Progato Alerta, um granulado higiênico que atenta para alterações no pH da urina através da mudança de cor do material, o que auxilia tutores e médicos-veterinários na identificação de possíveis problemas renais.
Com o objetivo de oferecer suporte nutricional no tratamentos de gatos com doenças renais, além de problemas urinários e obesidade, a PremieRpet – empresa especialista em nutrição de alta qualidade para cães e gatos – lançou, em 2013, a linha de alimentos coadjuvantes PremieR Nutrição Clínica. Nela, os alimentos são desenvolvidos e aprovados por médicos-veterinários, utilizando tecnologia de alta performance e com base na evolução das pesquisas nutricionais para cães e gatos no Brasil.
No mesmo caminho, a empresa de nutrição animal Farmina Pet Foods aposta no lançamento de quatro linhas voltadas para cães e gatos. Entre elas, a Quinoa Hairball Feline, da N&D, uma ração seca que tem como objetivo principal controlar a formação de bolas de pelos em gatos.
“A formação de bolas de pelos é comum em gatos, principalmente nos de pelos longos, devido à ingestão durante a realização do grooming. Mas quando esses pelos ingeridos não são eliminados de maneira eficaz, pode haver um acúmulo no estômago e, posteriormente, no intestino. É comum que eles embaracem e formem um pequeno bolo, que posteriormente se solidifica adquirindo consistência de um corpo estranho. É o que conhecemos como tricobezoar ou as famosas bolas de pelos”;, afirma Patrícia Padovez, Vet Manager da Farmina LATAM.
A nutrição adequada pode contribuir para a eliminação dos pelos ingeridos, e o consumo de fibras brutas dietéticas pode auxiliar nesse processo. Por isso, os alimentos da linha possuem, em sua composição, polpa de beterraba, alfafa, celulose em pó, casca de ervilha, semente de linhaça e psyllium, que juntos têm a capacidade de se ligar aos fios e desenvolver um meio viscoso no lúmen intestinal, para facilitar a saída por meio das fezes.
Esses e outros produtos e lançamentos serão apresentados na PET South America, que será realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, no São Paulo Expo. A expectativa da organizadora do evento, NürnbergMesse Brasil, é que, este ano, a feira atraia novo recorde de público. E, mais do que isso, novo recorde de profissionais interessados nesse mercado em plena ascensão, que é o dos gatos.